Array ( [0] => WP_Post Object ( [ID] => 34678 [post_author] => 87 [post_date] => 2025-09-30 09:00:04 [post_date_gmt] => 2025-09-30 09:00:04 [post_content] =>Spotify Podcast Youtube
Liderança e Diversidade Cultural
Episódio 13 | 25 min
1 de Outubro de 2025
![]()
Num mundo cada vez mais global e interligado, a produtividade assume novos desafios. Como liderar equipas multiculturais, distribuídas por diferentes fusos horários, mantendo o foco, o alinhamento e a eficiência? E de que forma pode a diversidade cultural tornar-se uma vantagem competitiva?
Tiago Baldaia, diretor da área de BPO na Gi Group, e Alexandre Lourenço, Site Operations Manager na Americold, juntam-se a Francisco Almeida Fernandes para uma conversa centrada na gestão de talento, nas exigências do mercado atual e nas competências-chave para liderar com eficácia e sensibilidade cultural.
Um conteúdo relevante para empresas e profissionais que pretendem potenciar equipas diversas e prepará-las para os desafios de um mercado cada vez mais exigente e interligado.
Já disponível. Ouça agora.
https://open.spotify.com/episode/5zxFEnUF7dmFHwi6DIGwEG?si=j7r6QTexTAabKq8ADH9yyQ
Episódio 13 | 25 min
1 de outubro de 2025
Da Intuição à Evidência
Como os Dados estão a Redefinir as Organizações
As decisões de gestão já não se tomam apenas com base na intuição ou experiência. Num contexto cada vez mais orientado por dados, ferramentas como o People Analytics e a Inteligência Artificial estão a transformar a forma como as empresas identificam talento, antecipam competências e otimizam o desempenho das suas equipas.
Neste episódio do Work Around, Mariana Delgado (QiBit) e Diogo Antunes (Santander Portugal) juntam-se a Francisco Almeida Fernandes para discutir o papel crescente da análise de dados na gestão de pessoas. Falam sobre os desafios da implementação estratégica, os erros mais comuns e o impacto real de decisões informadas no futuro das organizações.
Uma conversa essencial para quem quer alinhar talento, tecnologia e estratégia, e transformar dados em vantagem competitiva.
Já disponível. Ouça agora.
![]()
https://open.spotify.com/episode/3JRJ9VM8VRuyjFcAGaB5xm?si=bHR8iq_-TO2V650cLA8N2A
Ouvir Episódio em![]()
![]()
![]()
Mais Episódios
Disponível em![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
[post_title] => Ep 13. Da Intuição à Evidência [post_excerpt] => As decisões de gestão já não se tomam apenas com base na intuição ou experiência. Num contexto cada vez mais orientado por dados, ferramentas como o People Analytics e a Inteligência Artificial estão a transformar a forma como as empresas identificam talento, antecipam competências e otimizam o desempenho das suas equipas. [post_status] => publish [comment_status] => open [ping_status] => open [post_password] => [post_name] => ep-13-da-intuicao-a-evidencia-dados-redefinem-organizacoes [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2025-10-01 14:41:01 [post_modified_gmt] => 2025-10-01 14:41:01 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => https://www.gigroupholding.com/portugal/?p=34678 [menu_order] => 0 [post_type] => post [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) [1] => WP_Post Object ( [ID] => 34579 [post_author] => 87 [post_date] => 2025-09-23 13:42:30 [post_date_gmt] => 2025-09-23 13:42:30 [post_content] =>
Gi Group Holding inicia um novo capítulo em Portugal com debate sobre o futuro do trabalho
A Gi Group Holding inaugurou a nova sede em Lisboa com uma reflexão sobre o futuro e as grandes tendências do mundo do trabalho.
Após as boas-vindas de Cristina Simão, directora de Recursos Humanos, Rui Rocheta, Chief Regional Officer, moderou uma conversa com Adriana Afonso, gestora de Projecto Emprego da Associação Salvador; Helena Faria, head of Career Services do ISEG; e Catarina Tendeiro, People & Organization Senior director da Hovione.
Adriana Afonso começou por destacar o tema da inclusão como uma das grandes tendências, realçando os desafios advindos dos diferentes modelos de trabalho praticados actualmente nas empresas. «Diversidade e inclusão têm de estar lado a lado. As empresas não podem ter um espaço fantástico se não houver pessoas diversas.» E sublinha que o caminho é «ir além da responsabilidade legal e moral, há que ver o tema como um meio para mais talento», por isso acredita ser fulcral apostar na «formação das equipas e lideranças», e «promover comunicação e comportamentos inclusivos».
Helena Faria referiu como grandes desafios a escassez de talento e desemprego jovem, bem como o desalinhamento entre as necessidades das empresas e o mercado de trabalho. Dando como exemplo a taxa de empregabilidade de 97% do ISEG, salientou que o papel da academia é «dar as bases, ensinar a struturar o pensamento», para depois os jovens «entrarem no mercado de trabalho e abordarem o específico de cada empresa».
«As faculdades não são escolas de formação profissional, são escolas de formação académica», reiterou a head of Career Services. Cabe depois às empresas «transmitir informação específica aos jovens».
Ainda que o ensino académico tenha vindo a apostar em aulas práticas, webinares, entre outras medidas, o foco tem incidido nas soft skills, cada vez mais desenvolvidas através de actividades extra-curriculares, por exemplo.
Para trabalhar precisamente essas soft skills, Catarina Tendeiro referiu o programa paralelo de liderança da Hovione de um ano para todos os graduates. Para a directora de Pessoas, não se deve somente olhar para a idade ou geração, mas também para o momento da vida em que cada um está.
O mundo do trabalho mudou e, hoje, a flexibilidade é tão valorizada, porque «os escritórios funcionam mais como pontos de conexão, colaborativos e criativos». Na Hovione registaram «um aumento de idas ao escritório e uma preocupação com momentos em conjunto», mas sem nunca comprometer o equilíbrio vida pessoal e profissional.
E recordou que «o início de carreira de muitos jovens aconteceu em plena pandemia e foram momentos stressantes pois não houve qualquer acompanhamento ou integração nas empresas».
No final da convrsa e em jeito de conclusão, foram resumidas quatro grandes áreas estratégicas:
Seguidamente, Thomas Marra, Country General Manager da Gi Group Holding Portugal destacou que o novo espaço não é apenas um edifício de escritórios. «É a concretização da forma como acreditamos que o mundo do trabalho deve evoluir, isto é, um futuro mais inclusivo, colaborativo e sustentável, onde a flexibilidade, o bem-estar e o desenvolvimento contínuo das pessoas estão no centro de tudo.»
O evento contou ainda com a presença de Claudio Miscia, embaixador da República Italiana em Portugal, celebrando a identidade e a ligação às origens italianas.
Atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), este selo valoriza práticas que promovem a inclusão e combatem desigualdades no mercado de trabalho.
A Gi Group Holding foi distinguida pelo IEFP com o selo Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025, que reconhece empresas e organizações que promovem ativamente a inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho nacional.
Atribuído de forma bienal, este selo distingue práticas de gestão que asseguram igualdade de oportunidades, desde o recrutamento até à progressão e manutenção do emprego. No caso da Gi Group Holding, o júri composto por especialistas em inclusão e representantes da sociedade civil destacou a aposta em processos de recrutamento justos, formação contínua e ações que impulsionam mudanças culturais no setor dos recursos humanos.
Para Cristina Simão, Diretora de Recursos Humanos da GI Group Holding, esta distinção “representa a validação externa do compromisso diário com o respeito, diversidade e promoção de ambientes laborais onde todos podem desenvolver o seu potencial”. Acrescenta ainda que “a inclusão “não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também de sustentabilidade empresarial”.
Consulte a notícia completa em RH Magazine.
[post_title] => Gi Group Holding distinguida como Marca Empregadora Inclusiva 2025 [post_excerpt] => Atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), este selo valoriza práticas que promovem a inclusão e combatem desigualdades no mercado de trabalho. [post_status] => publish [comment_status] => open [ping_status] => open [post_password] => [post_name] => gi-group-marca-empregadora-inclusiva-2 [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2025-08-12 13:42:30 [post_modified_gmt] => 2025-08-12 13:42:30 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => https://www.gigroupholding.com/portugal/gi-group-marca-empregadora-inclusiva-2/ [menu_order] => 0 [post_type] => post [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) [3] => WP_Post Object ( [ID] => 34231 [post_author] => 87 [post_date] => 2025-08-12 13:42:30 [post_date_gmt] => 2025-08-12 13:42:30 [post_content] =>Atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), este selo valoriza práticas que promovem a inclusão e combatem desigualdades no mercado de trabalho.
A Gi Group Holding foi distinguida pelo IEFP com o selo Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025, que reconhece empresas e organizações que promovem ativamente a inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho nacional.
Atribuído de forma bienal, este selo distingue práticas de gestão que asseguram igualdade de oportunidades, desde o recrutamento até à progressão e manutenção do emprego. No caso da Gi Group Holding, o júri composto por especialistas em inclusão e representantes da sociedade civil destacou a aposta em processos de recrutamento justos, formação contínua e ações que impulsionam mudanças culturais no setor dos recursos humanos.
Para Cristina Simão, Diretora de Recursos Humanos da GI Group Holding, esta distinção “representa a validação externa do compromisso diário com o respeito, diversidade e promoção de ambientes laborais onde todos podem desenvolver o seu potencial”. Acrescenta ainda que “a inclusão “não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também de sustentabilidade empresarial”.
Consulte a notícia completa em RH Magazine.
[post_title] => Gi Group Holding distinguida como Marca Empregadora Inclusiva 2025 [post_excerpt] => Atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), este selo valoriza práticas que promovem a inclusão e combatem desigualdades no mercado de trabalho. [post_status] => publish [comment_status] => open [ping_status] => open [post_password] => [post_name] => gi-group-marca-empregadora-inclusiva [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2025-08-12 15:16:21 [post_modified_gmt] => 2025-08-12 15:16:21 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => https://www.gigroupholding.com/portugal/?p=34231 [menu_order] => 0 [post_type] => post [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) )pippo
Podcast - 30/09/2025pippo
Gerais - 23/09/2025pippo
Gerais - 12/08/2025pippo
Gerais - 12/08/2025GI GROUP HOLDING S.P.A
Headquarter: Piazza IV Novembre, 5 – 20124 Milano
Share Capital € 102.768,00. – R.E.A. # MI – 1539598 – Affiliate to Milan Chamber of Commerce
Fiscal ID # 12227100158 – VAT group “GI GROUP HOLDING” ,
VAT # 11412450964
Copyright 2022 Gi Group Holding. Todos os direitos reservados.